passando álcool em gel nas mãos

Adaptação das clínicas de trânsito para atender durante a pandemia

A pandemia impactou diversos setores da sociedade, como comércio, indústria e serviços. Com os profissionais de medicina do trânsito não foi diferente. Foi necessária a adaptação das clínicas de trânsito para continuar atendendo a grande demanda do setor.  

Após mais de dois meses paradas, as clínicas credenciadas só retomaram as atividades em maio de 2020, seguindo todos os procedimentos recomendados pelo Departamento Estadual de Trânsito e pelo programa Minas Consciente. 

Responsável técnica pela Clínica Médica e Psicológica Medstan, a psicóloga Kelly Bessa explica que foram adotados todos os protocolos gerais de saúde e as medidas sanitárias estabelecidas pelas autoridades. 

Entre os protocolos estão a distribuição de EPIs (máscaras, álcool 70% em todas as áreas e óculos de proteção) para todos os funcionários, imposição de barreira física, demarcação horizontal da distância de 2 metros a ser respeitada e limpeza de todos os equipamentos utilizados pelos clientes após o atendimento. 

Além disso, foi adotado como hábito a higienização das mãos antes e após o uso dos materiais, como os da biometria, por exemplo. “Além disso, o horário de atendimento foi estendido no retorno das atividades, devido à demanda reprimida, para que cumpríssemos outra determinação: prestar o atendimento em até três dias úteis, contados a partir da solicitação do serviço. Hoje, entretanto, o funcionamento se encontra de acordo com o determinado, que é de 08:00 às 17:00, sem interrupção”, reitera. 

Atenção redobrada com a saúde mental

Dentre os diversos efeitos da pandemia, os impactos à saúde mental estão entre os que mais preocupam. A consequência disso são motoristas mais propensos a falhar quanto à capacidade de concentração, atenção e controle emocional. 

Tais problemas ampliam a probabilidade de acidentes e torna o trabalho preventivo ainda mais desafiador. “Isso exige que nós, profissionais de saúde responsáveis pela avaliação física, mental e psicológica dos motoristas, busquemos detectar, de forma precoce, doenças e inaptidões que influenciam diretamente nos acidentes de trânsito”, afirma Kelly.

Trabalhando juntos

Como representante legítima das clínicas de trânsito de Minas Gerais, a ActransMG vem promovendo ações para valorizar ainda mais a atuação dos profissionais de psicologia e medicina do tráfego. O auxílio na orientação para adaptação das clínicas de trânsito durante a pandemia é apenas parte dele.  

Para continuarmos com esse trabalho, precisamos unir forças. Associe-se e nos ajude a fazer do trânsito um lugar mais seguro para todos.