Atenção aos golpes e às informações falsas

Associação tem alertado sobre as medidas de segurança e cuidados fundamentais 

Os relatos são semanais e, a cada dia, muitas pessoas têm sido vítimas dos mais variados golpes em ambientes virtuais. Entre os recentes citados nos grupos da ACTRANS-MG estão a tentativa de cobranças de dívidas inexistentes, regularização junto ao Detran-MG, cobrança de certidão negativa ou, ainda, pedido de confirmação de dados. Um dos mais comuns vêm do WhatsApp clonado ou, ainda, de contas falsas em redes sociais. Mas, como se prevenir?   

Visando alertar seus associados sobre as questões, a ACTRANS-MG selecionou algumas das principais dicas dos especialistas para evitar cair em golpes, principalmente os virtuais.  

  • Informações sobre impostos ou taxas, por exemplo, não costumam ser enviadas pelas autoridades públicas. Sempre que receber algo nesse sentido, desconfie e busque se informar com as fontes oficiais.  
  • Fique atento aos certificados de segurança e só repasse informações pessoais e da clínica como endereço, CNPJ e dados de cartão de crédito quando tiver certeza de que a empresa existe e de que o site é seguro. Uma boa fonte de consulta, para reforço, é o site ReclameAqui.  
  • Atente-se para o fato de que grandes empresas não enviam e-mails ou fazem ligações telefônicas solicitando informações pessoais ou financeiras. Antes de fazer qualquer coisa, ligue para a agência bancária e confirme a veracidade da requisição.  
  • Não compartilhe qualquer código ou senha com desconhecidos, sobretudo via aplicativos de mensagens. Ative a função “Verificação em duas etapas” no WhatsApp e em todas as redes e cadastros que permitem esse tipo de configuração.  
  • No caso de ser surpreendido com pedido de ajuda financeira de algum contato do WhatsApp, faça uma ligação telefônica para confirmar a real necessidade e nunca realize a transferência de recursos sem a devida comprovação  
  • Não acesse e-mails desconhecidos ou links suspeitos, uma vez que estes correspondem, em sua maioria, à porta de entrada para os criminosos terem acesso a dados e até mesmo a senhas pessoais.   
  • Não forneça dados pessoais para estranhos por mensagens de texto, aplicativos de mensagem ou ligação telefônica. Tente se dirigir pessoalmente à agência bancária em casos de dúvidas ou necessidades.  

Na dúvida, pesquise e também compartilhe as informações com sua rede de apoio. A ACTRANS-MG sempre reforça as medidas de segurança e cuidados fundamentais junto aos seus associados.   

Faça parte da nossa rede e fique por dentro das principais notícias do setor!   

Foto: Freepik