O OUTRO LADO DA MEDICINA DO TRÁFEGO

Live especial fez parte da programação da Semana do Trânsito 

Todos os anos, entre 18 e 25 de setembro, é realizada a Semana Nacional do Trânsito. Campanhas de conscientização são reforçadas por todo o país, visando chamar a atenção da sociedade para o compromisso de todos com o trânsito e a “valorização da vida”. O foco é o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes.  

Neste ano, a ACTRANS-MG marcou a data com a promoção de uma live especial, que abordou o tema “O outro lado da Medicina do Tráfego”.   

O convidado do bate-papo foi o médico Guilherme Durães Rabelo, diretor-geral do Hospital João XXIII, cirurgião geral e do trauma e especialista em Medicina do Tráfego. Referência na área, ele já atuou como coordenador do curso para especialista em Medicina do Tráfego e foi vice-presidente da ABRAMET. A mediação do evento ficou a cargo do especialista em Medicina do Tráfego e médico, João Batista Horta Murta, diretor técnico da ACTRANS-MG.  

Entre as perguntas principais da noite, Dr. Guilherme apontou alguns dados referentes aos casos de urgência. “Considerando o jovem de 18 a 30 anos, o trauma é a principal causa de morte do nosso país”, lembrou. O professor destacou a importância da atuação no atendimento pré-hospitalar, no trabalho dos socorristas, alicerçado no trabalho em equipe. “O atendimento móvel possibilita diminuir a mortalidade dos acidentados e minimizar as sequelas decorrentes de um primeiro atendimento tardio ou inadequado”. Ele relatou, ainda, o que mais observa no dia a dia da rotina hospital do João XXIII ao atender vítimas de acidente de trânsito. “As motos são responsáveis por cerca de 60% dos acidentes. E os membros inferiores, como os joelhos, são os que sofrem as principais lesões”.  

O professor falou sobre a importância da educação para a mudança de comportamento e o papel do médico do tráfego. “O exame bem feito é composto pelo exame psiquiátrico, neurológico, de vista, motor e clínico. Não é apenas um exame de vista. Nós, médicos do tráfego, temos um papel fundamental!”.   

A live completa você pode conferir no YouTube da Associação. Confira!